quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bolívia

Depois de 4 dias no Atacama, a Expedição Uyuni começaria... uma viagem de 3 dias para chegar ao Salar em um 4x4 dirigido pelo gentil boliviano Narciso. Depois desses 3 dias, mais 1 dia para voltar a San Pedro. Paisagens realmente espetaculares! No meu grupo, 4 alemãs (duas irmãs e outras duas que estavam viajando sozinhas), 2 franceses, 2 escoceses, eu e o boliviano.
A viagem comecou com uma passagem na imigração boliviana. Deu pena não estar com meu passaporte, ia ser legal colecionar alguns carimbos. Faz bastante frio e tomamos o nosso café da manha antes de partir.

Chegando na fronteira de Chile e Bolivia

Deserto de Dali

Termas de Polques - altitude de 4500m e temperatura de 37 graus

Geysers Sol de la Mañana culminam a uma altitude de 4890m

Sol de la Mañana
Fizemos algumas paradas até chegarmos à Laguna Laguna Colorada, uma das paisagens mais lindas da expedição. Bem próximo dela está o refúgio em que vamos passar a primeira noite (4950m de altitude). Sacos de dormir foram oferecidos para lutarmos contra um frio negativo durante a noite (cerca de -10ºC). Foi uma noite difícil de sono, a sensação é a de que se vai morrer de frio.

Vegetação

Colorada

Flamingos
No dia seguinte, continuamos a viagem e passamos por: Deserto de Siloli, Laguna Hedionda, Lagunda Honda, Arbol de Piedra, entre outros. Vi poucos animais no deserto, entre eles dá para citar: as picunhas ("primas" das lhamas"), lhamas, um castor, flamingos e pássaros.
A segunda noite foi passada em um Hotel de Sal. Está um pouco mais abaixo que a primeira habitação, cerca de 3770m, e foi onde tive a noite mais bem dormida. A temperatura estava mais amena e antes de dormir eu pude tomar um banho quente. Delicia. Além disso, o pessoal da expedição nos serviu duas garrafas de vinho boliviano durante o jantar. Nada mal.



O Hotel de Sal
O Salar estava próximo. Levantamos bem cedo para ver o sol nascer no começo do maior Deserto de Sal do mundo.



É simplesmente impressionante. Mais de 20 mil metros quadrados de superfície de sal. Uma imensidão branca por todos os lados.





Um comentário: