quinta-feira, 21 de junho de 2012

San Pedro de Atacama

A uma altitude de mais ou menos 2,5km, a cidade de San Pedro está no coração do deserto. Bem próxima dela se localiza um sítio arqueológico chamado Pukara de Quitor, com construções do século XII. A cidade, portanto, é bem antiga! E muito bem estruturada, apesar do visual rústico (ruas de terra, construções em adobe). No centro se concentram as principais "tiendas". Tem farmácia, muitos hostels, hotéis, bons restaurantes, escola, museu, muitas agências de passeios turísticos, lanhouses, lanchonetes e duas lojas grandes de roupas de aventura (uma da The North Face outra da RKF). Além de dois caixas eletrônicos (que podem passar algumas horas ou dias sem funcionar, é verdade). Enfim, de tudo se encontra na cidade.
Eu cheguei da cidade de Salta, depois de uma viagem bem tranquila de umas 8 horas de ônibus. Um caminho bonito, ônibus novo, tudo certinho. Junto comigo, chegaram outros viajantes. E pouco depois, outro ônibus chegaria, trazendo mais mochileiros. Então nessas horas de chegada de ônibus a cidade fica cheia de turistas de bom astral carregando suas mochilas, maravilhados para conhecer as belezas do deserto. E aí fica aquela mistura gostosa de mochileiros e pessoas locais. No fim de tarde de um dia da semana vi adolescentes saindo das escolas uniformizados, mães e filhos passeando, etc. Os atacamenhos, porém, geralmente residem nos arredores do centro de San Pedro, visto que o centro é mais turístico.
O centro de San Pedro é pequeno e, se você conhece alguém, certamente vai encontrá-lo novamente pela cidade. Foi assim que consegui reencontrar pessoas com quem conversei assim que cheguei. As pessoas que mais gostei de conhecer lá foram Enrique, Adrien e Yuriko, com quem fiz vários passeios: Vale de La Muerte, Vale de La Luna, Garganta del Diablo, Laguna Cejar e Salar de Uyuni (este último somente com Adrien, posto que Enrique e Yuriko já haviam partido).





Nenhum comentário:

Postar um comentário