quinta-feira, 21 de junho de 2012

O quarto dia em San Pedro foi de total descanso. Meus músculos precisavam desse "dia de bobeira". Aproveitei para caminhar, ler, observar, visitar casas de artesanato. E foi o dia em que me despedi da simpática Yuriko, que seguiria viagem para Santiago e depois Colômbia.

Estrelas
À noite foi o momento de fazer um tour astronômico na propriedade do astrônomo francês Alain Maury, a uns 8 km do centro de Atacama. Atacama tem um dos céus mais limpos do planeta. Com um laser, Alain nos apontou as principais galáxias. Dos enormes telescópios observamos algumas constelacoes, estrelas e planetas. O mais lindo deles, com certeza, é Saturno e seus impressionantes anéis.

Pukara de Quitor
No dia seguinte, mais descansada, aproveitei para ir à pé a Pukara de Quitor. Em Pukara há duas subidas para fazer. A primeira, mais curta, é de uma fortificação construída no século XII por atacamenhos que, dizem, foi usada para que protegerem dos incas e, mais tarde, foram usadas pelos incas para se protegerem dos espanhois.



As fortalezas construídas no século XII
A segunda subida é a do mirante. No alto desse mirante se tem uma visão espetacular dos Andes e da cidade de San Pedro, numa panorâmica de 360 graus, sem nada à frente para atrapalhar a visão. E nesse topo foi construído um monumento em homenagem aos 25 atacamenhos degolados no seculo XVI por espanhóis à procura de ouro. Ali, uma cruz amarelada possui os dizeres "Deus meu, por que me abandonastes?" em quatro línguas (uma para cada face da cruz). O local nos faz um convite à meditação.

"Deus meu, por que me abandonaste"?

Indo embora, mais uma foto do mirante, com a noite chegando

Nenhum comentário:

Postar um comentário